Liga dos Campeões: os principais temas em debate e o que pensar da confusão no Manchester United

A terceira jornada da Liga dos Campeões da UEFA ofereceu uma festa de golos: 74 golos em 18 jogos, uma média de 4,1 por partida. Paris Saint-Germain (vitória sobre o Barcelona), Real Madrid (sobre o RB Leipzig), Liverpool (sobre o Villarreal), Real Betis (sobre o Feyenoord) e Aston Villa (sobre o Viking FK) mantêm o pleno de três vitórias em três jogos. O Como goleou o Manchester United e colocou em dúvida o futuro de Michael Carrick. Bayern de Munique e Arsenal empataram 2-2 num jogo vibrante na Allianz Arena, com Bukayo Saka a sair cedo, lesionado. Quatro jornalistas analisam o que se passou: Gab Marcotti, Sam Tighe, Mark Ogden e Beth Lindop.

O PSG vai arrepender-se de ter ido tão a fundo contra o Barcelona?

O PSG venceu em casa por 4-2 na fase de liga, mas pagou um preço elevado. Ousmane Dembélé saiu a coxear aos 20 minutos, e Marquinhos e Khvicha Kvaratskhelia saíram lesionados à hora de jogo. Kvaratskhelia, um dos melhores jogadores do mundo, já foi afastado até ao final da época com uma rotura do ligamento cruzado anterior. A questão é se Luis Enrique se vai arrepender de perder uma estrela tão cedo e se isso compromete o sonho de um inédito tricampeonato europeu.

Mark Ogden rejeita o argumento. Lembra que qualquer jogador se pode lesionar a qualquer momento, até no jogo de domingo da Ligue 1 em Lyon, e que Luis Enrique descansou e rodou todas as suas figuras ao longo da época. Para Ogden, o treinador fez bem em lançar os melhores jogadores num raro jogo contra uma equipa capaz de os desafiar. Os craques do PSG ganham muito mais contra Barcelona e Manchester City do que contra Le Havre ou Auxerre. Se poupassem as estrelas nestes jogos, teriam uma época “muito aborrecida e sem desafios” em França.

Beth Lindop concorda. Apesar de o novo formato retirar importância a muitos jogos da fase de liga, PSG-Barcelona é sempre um jogo de montra, e nada garante que as lesões não surgissem noutro momento. O PSG tem o luxo de poder descansar jogadores na competição interna para chegar ao melhor nível na Liga dos Campeões, uma abordagem que lhe rendeu frutos nas últimas épocas. Ainda assim, considera uma pena a gravidade da lesão de Kvaratskhelia, que dá ao PSG “outra dimensão”. A equipa de Luis Enrique continua a ser favorita à retenção do troféu, mas perder um jogador com este talento é um golpe enorme.

Gab Marcotti sublinha que o problema surge quando um jogador se lesiona por excesso de jogos e fadiga, e isso não afeta o PSG. Recorda que a equipa venceu a liga por seis pontos e só chegou ao primeiro lugar em meados de janeiro. Se perder em Lyon no domingo, pode cair para o sexto lugar. Reconhece que perder Kvaratskhelia torna a equipa pior, mas lembra as alternativas ofensivas: Maghnes Akliouche, Ferran Torres e Mika Godts. Na sua opinião, são mais difíceis de substituir o central Willian Pacho e o médio Vitinha.

Sam Tighe acha que se subestima a capacidade de Kvaratskhelia. Defende que é o melhor extremo-esquerdo do mundo, assumindo que Kylian Mbappé é hoje classificado como um ponta de lança relutante, e um dos dez melhores jogadores do planeta. Perdê-lo para a época inteira é “um golpe fatal”. O PSG tem mais munições nas alas, com Désiré Doué a crescer como superestrela e uma forte aposta no mercado do verão, mas o estilo intenso de Luis Enrique exige profundidade de plantel. O clube perde o seu melhor jogador de ala, o que Tighe considera um azar terrível e uma má notícia para o futebol.

O Liverpool de Andoni Iraola é real ou uma falsa aurora?

O Liverpool venceu o Villarreal por 4-3 na terça-feira, depois de ter estado a perder por 2-0 por culpa própria, e marcou quatro golos seguidos. A equipa está 100% na Liga dos Campeões e só perdeu uma vez em todas as competições, com o Manchester City. Mas Bradley Barcola, Florian Wirtz e Alexander Isak ainda não mostraram o seu melhor. Dominik Szoboszlai luta com uma lesão e a lateral-direita continua indefinida, embora Ronald Araújo esteja a render como “empréstimo de emergência”. As exibições dinâmicas de Rio Ngumoha escondem muitos problemas de fundo.

Beth Lindop garante que ninguém em Anfield tem ilusões: a equipa de Iraola é um trabalho em curso e parece um nível abaixo dos melhores da Europa, tendo sido particularmente fraca na primeira meia hora contra o Villarreal. Considera-a demasiado imperfeita para ganhar a Premier League e provavelmente a Liga dos Campeões, embora nunca se possa descartar o Liverpool na Europa. Pede paciência, tendo em conta o novo sistema, os jogadores ainda em adaptação e os problemas de lesões. Ngumoha, com 18 anos, fez a exibição mais completa com a camisola do Liverpool e tem “um futuro muito brilhante” em Anfield.

Sam Tighe vê a exibição de Ngumoha como o maior ponto positivo, além dos três pontos. Destaca que o jovem esteve muito bem na ala direita e pode resolver um verdadeiro quebra-cabeças de Iraola: os “Reds” entraram na época com quatro extremos que preferem jogar à esquerda. Iraola já testou várias opções (Cody Gakpo, Víctor Muñoz, Ngumoha), e é o jovem que parece capaz de se impor.

Gab Marcotti considera que é uma falsa aurora no sentido de que Iraola não é um treinador de impacto imediato nos resultados. Recorda que o Bournemouth fez apenas três pontos nos primeiros nove jogos sob o seu comando e depois melhorou época após época: do 11.º para o 9.º e para o 6.º lugar. Acredita que será um processo lento, porque Iraola herdou um plantel mal construído, com jogadores que não encaixam no que pretende. Virgil van Dijk deverá sair, e o treinador terá de recomeçar a defesa do zero na próxima época, algo que já fez no Bournemouth, onde perdeu três dos quatro defesas num só verão e voltou mais forte. Além disso, está sem o avançado titular, Hugo Ekitike, até ao novo ano. Marcotti vê sinais positivos: Ryan Gravenberch aprende muito, Jérémy Jacquet ganha confiança e Muñoz parece utilizável. Só espera ver uma “verdadeira” equipa de Iraola daqui a um ano, no mínimo.

Mark Ogden acha que o Liverpool vai bem. Admite que o clube está em transição e não vai disputar o título com Arsenal e Manchester City, mas lembra que todos os clubes sofrem quando carregam no botão de reinício. Ngumoha é o talento ofensivo mais brilhante da equipa, o que não abona a favor de Wirtz e Barcola, mas o Liverpool é entusiasmante no ataque e deverá marcar mais do que sofre na maioria dos jogos. A paciência é rara no futebol de topo, mas é o que se exige em Anfield. E, diz, podia ser pior: “basta olhar para o Manchester United”.

Carrick deve ser despedido já?

O Manchester United perdeu por 4-1 em casa do pequeno Como e, no final, os jogadores lançaram farpas uns aos outros. O capitão Bruno Fernandes questionou abertamente a tática de Michael Carrick. Fica a dúvida: despedir já ou esperar pela pausa internacional? E teve Lisandro Martínez razão no desabafo da semana passada?

Sam Tighe diz que a culpa não pode ser toda de Carrick, porque um clube precisa de funcionar bem a todos os níveis, mas acredita que a entrevista de Martínez o safou de forma enorme. A equipa não está bem montada, não funciona como deve e podia render muito mais com os jogadores atuais. O United terminou o verão sem um lateral-esquerdo e sem um avançado, mas contratou bons médios que estão a ter desempenhos fracos. Tighe aponta o caso de Youri Tielemans, que passou de um dos melhores médios da Premier League a alguém que parece muito abaixo do nível. É culpa dele ou da equipa mal organizada? Por essa lógica, Andrey Santos merece mais benefício da dúvida. Carrick tem grande responsabilidade, mas não toda.

Mark Ogden concorda, mas sublinha algo que considera óbvio desde o início da época: os jogadores do United não parecem em forma. Os números de corrida estão entre os piores da Premier League, e isso é responsabilidade do treinador e da sua equipa técnica. O plantel está cheio de jogadores desajustados, alguns, como Luke Shaw, vindos do tempo de Louis van Gaal (2014-16), e demasiados não são suficientemente bons, ou são demasiado velhos, ou ambos. Para Ogden, Carrick tem de sair porque não está qualificado para um cargo desta dimensão, e nunca funciona quando um treinador interino fica com o lugar de forma definitiva. O United precisa de um treinador que ponha os jogadores em forma, os organize e imponha disciplina. “Olá, senhor Antonio Conte.”

Beth Lindop sente alguma pena de Carrick. Os comentários de Martínez apontam para um clube em desordem nos bastidores, e Carrick é o mais recente de uma longa lista de treinadores a lutar em Old Trafford. Concorda que os dias dele parecem contados: fez um excelente trabalho a estabilizar o barco na época passada, mas nunca teve o “pedigree” para o cargo a longo prazo. Conte animaria as coisas, mas uma união com ele acabaria em desastre, embora desse bom conteúdo para o documentário “All or Nothing” do clube.

Gab Marcotti responde ao desafio de Ogden com exemplos de treinadores interinos que triunfaram. Roberto Di Matteo ganhou a Liga dos Campeões. Zinedine Zidane ganhou três. Hansi Flick ganhou o triplete e agora vai bem no Barcelona. Tony Barton conquistou a Taça dos Campeões Europeus no Aston Villa. Edin Terzic ganhou a Taça da Alemanha e chegou à final da Liga dos Campeões. Garry Monk substituiu Michael Laudrup num Swansea ameaçado de descida e levou-o ao oitavo lugar na época seguinte. Chris Coleman levou o Fulham, também ameaçado de descida, ao nono lugar no ano seguinte. O problema, diz, é que todos eles tinham jogadores excecionais ou um clube muito sólido, ou ambos. O United não tem nenhuma das duas coisas.

Marcotti separa duas questões. Primeira: Carrick consegue levar o United onde este quer chegar? Provavelmente não, por isso deve sair. O salto foi demasiado grande, é difícil adaptar-se ao futebol a meio da semana e é evidente que este grupo, a correr a meio gás, não está com ele. Para um jogo tão crítico, nota que os únicos jogadores de campo seniores no banco eram Joshua Zirkzee, Amad Diallo e Carlos Baleba. Segunda: o que está mal no clube? Aí Martínez tinha razão. Há problemas sérios de comunicação e de deriva, que passam por responsabilização e visão, e não apenas pelo mercado ou pelas escolhas de Jason Wilcox. Isso não se resolve depressa.

Ogden aceita os casos de Zidane e Flick, mas lembra que Di Matteo saiu poucos meses depois de assinar novo contrato, o destino que aguarda Carrick. Marcotti contra-ataca: a maioria dos adeptos do United ficaria satisfeita se Carrick ganhasse a Liga dos Campeões e fosse depois despedido.

O empate entre Bayern e Arsenal diz mais sobre quem?

Dois candidatos ao título, Bayern e Arsenal, empataram 2-2. O Arsenal esteve praticamente com a força máxima, sem William Saliba, enquanto o Bayern não teve Joshua Kimmich, Michael Olise (suspenso) e Jamal Musiala. Luis Díaz entrou como suplente e saiu lesionado.

Beth Lindop viu um jogo de grande qualidade entre duas equipas de topo, com três golos brilhantes. Acha que o Arsenal sairá mais satisfeito, não só por ter empatado tarde, mas por mais uma exibição madura fora de casa que mostra como é difícil de bater na Europa. Perder Saka foi um golpe, mas Eberechi Eze esteve bem na substituição, e se há plantel preparado para lidar com lesões, é o do Arsenal. Quanto ao Bayern, é difícil avaliá-lo com tantos lesionados. Vincent Kompany ficará desiludido com a gestão do jogo quando estava em vantagem por 2-1, mas será outra equipa com o regresso das figuras.

Gab Marcotti afirma que, sem o Barcelona-PSG, este teria sido o jogo da ronda. Perder Saka aos 10 minutos não ajudou o Arsenal, mas a equipa mostrou muito caráter. Foi o Arsenal da época passada, que se fecha, se mantém compacto e tenta jogar em transição. Não deve jogar assim em todos os jogos (nem Mikel Arteta o quer), mas era a abordagem certa fora de casa. Elogia a escolha de Viktor Gyökeres e duvida que Kai Havertz tivesse feito o passe que serviu Declan Rice para o golo. No Bayern, nota-se ainda mais a ausência de Kimmich: Tom Bischof é ótimo, mas está longe da liderança do internacional alemão. Alphonso Davies mostrou que ainda serve como extremo, e a ausência de Olise deixa um buraco enorme. Os dois golos de abertura nasceram de passes extraordinários em transição, de Martin Ødegaard e sobretudo de Harry Kane. O Arsenal neutralizou o Bayern, mas não o clássico Kane a recuar para encontrar extremos lançados. “Não há resposta para isso.”

Mark Ogden defende que o Bayern tem melhor plantel, mais talento individual e um goleador, Kane, que é exatamente o que o Arsenal precisa para subir de patamar. Lembra que, se não tivesse encontrado o PSG nas meias-finais da época passada, o Bayern teria chegado à final. Tem mais opções, flexibilidade tática e joga numa liga menos competitiva, pelo que é melhor aposta para vencer a prova. Para ele, PSG, Bayern e Barcelona estão “muito acima” dos restantes, e o Arsenal está no grupo seguinte. Arteta precisa de acrescentar variedade e aventura à tática para ameaçar os três grandes.

Sam Tighe vê um resultado que serve a todos. O Bayern espera sempre ganhar em casa, mas com as ausências e sendo “apenas” um jogo da fase de liga, o empate é digerível. O Arsenal fez o que precisava, e o facto de a lesão de Saka não o ter abalado muito é um grande ponto positivo. O que mais preocupará Arteta é a gravidade dessa lesão, não os pontos perdidos. Empatar fora no jogo do pote 1 é perfeitamente aceitável.

O que mais se destacou na jornada 3

Sam Tighe escolhe o Manchester City, que desmantelou o AEK Atenas por 5-1 graças em grande parte a vários jovens da academia. Phil Foden foi a figura, com um hat-trick, e mostrou ao treinador Enzo Maresca que tem “fogo na barriga”. Rico Lewis assistiu dois desses golos, o jovem de 17 anos Floyd Samba sofreu a falta que deu origem a tudo, e os jovens de 18 anos Ryan McAidoo e Kaden Braithwaite entraram e tiveram impacto, o primeiro a servir o terceiro golo de Foden. Foi, diz, um bom tónico para os adeptos, embora poucos tenham aparecido.

Mark Ogden retoma o ponto das bancadas vazias no Etihad. Admite que o futebol é caro para os adeptos, mas a quantidade de lugares vazios mostra a base de adeptos relativamente pequena do City, que não condiz com receitas comerciais ao nível das do Real Madrid e superiores às do Manchester United. Quando o United recebeu o Sabah FK em Old Trafford no mês passado, pagaram bilhete 73.685 adeptos. Contra o AEK, a assistência oficial do City foi de 40.042. Quando um clube se diz superpotência comercial global, defende, tem de o provar enchendo o estádio, como Real, United, Liverpool e Bayern.

Beth Lindop destaca Harry Kane, a poucos dias da cerimónia da Bola de Ouro, na segunda-feira. Não esteve no seu melhor no 2-2 com o Arsenal, mas saiu com um golo e uma assistência, servindo Davies com brilhantismo e convertendo friamente o penálti. O registo goleador é fenomenal, mas é a variedade de passe que o torna um prazer de ver. Com tanta precisão contra o Arsenal, podia ter terminado a noite com três assistências. Assume o seu “viés inglês” e torce por Kane na cerimónia em Londres.

Gab Marcotti diz que já houve “ódio ao City” suficiente nos últimos tempos e que não se importa com a Bola de Ouro, por isso fala do Como. Nico Paz poderia entrar em praticamente qualquer equipa do mundo, e Marcotti fica contente por o mostrar num grande palco. Lembra que o Como jogou sem três titulares (Trevoh Chalobah, Assane Diao e Moise Kean) e que o United não sofria quatro golos num jogo desde maio de 2025, em casa do Brentford. Cesc Fàbregas, conclui, “é a sério”. O Como gastou acima das suas possibilidades e deverá pagar um preço pesado em termos de Fair Play Financeiro, mas os jogadores em campo são sobretudo jovens ou jogadores medianos que renasceram sob o comando de Fàbregas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *